Janelas e portas de vidro – temperado ou laminado?

As janelas e portas de vidro podem ser fabricadas com dois tipos de materiais. O primeiro é o vidro temperado que tem um tratamento térmico (também chamado de têmpera), em que o material é aquecido de forma gradual até atingir 700ºC e ficar no ponto elástico. Depois, esse vidro é resfriado bruscamente, fazendo a solidificação do material.

O resultado desse processo é um vidro resistente ao impacto (até cinco vezes mais do que o vidro comum) e à variação de temperatura (suporta temperaturas mais altas e mais baixas). Outra característica é a segurança, porque o tratamento térmico faz com que o vidro se fragmente em pequenos pedaços sem pontas quando se quebra.

O outro material para a fabricação das janelas e portas de vidro é o modelo laminado. Ou seja, são duas placas de vidro temperado unidas por uma película de plástico transparente que funciona como uma cola. Quando o vidro quebra, os estilhaços ficam grudados nessa película e por isso o vidro laminado é ainda mais seguro.

Tipos de janelas e portas de vidro

  • Veneziana – mistura de vidro e alumínio/ferro. Existem frestas nas lâminas das folhas, por onde acontece a ventilação. A aplicação mais comum é em janelas e sacadas de dormitórios porque o modelo permite controlar a entrada de luz;
  • Projetante – a fixação é feita pela parte superior ou pelas laterais e a abertura é para o lado externo do ambiente (para fora). Tem boa luminosidade e ajuda na circulação de ar, mas só é usada para janelas;
  • De correr – as folhas das janelas e portas de vidro deslizam na horizontal e podem ser. Ocupam menos espaço e garantem luminosidade e circulação de ar;
  • Pivotante – apenas uma folha de vidro que é fixada pelo centro (ou mais perto de uma das extremidades) e a abertura se dá pelo giro do eixo.

A escolha do modelo depende do espaço disponível no ambiente, além do nível de resistência e segurança que o cômodo requer (se tem acesso a rua ou não) e também do estilo da decoração e o grau de luminosidade desejada.

Vantagens das janelas e portas de vidro

Os modelos de janelas e portas de vidro conferem alguns benefícios ao serem instalados, como resistência térmica (suporta grandes variações de temperatura), resistência a choques e impactos até 5 vezes maior do que um vidro comum, proteção acústica (reduz em até 70% os ruídos da rua) e proteção térmica (ajuda a manter a temperatura do ambiente controlada) e segurança (quebra não gera estilhaços pontiagudos ou cortantes). Além de permitir a entrada de luminosidade e ter um visual mais moderno.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende janelas e portas de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende janelas e portas de vidro: